terça-feira, 21 de novembro de 2017

Dias 20 e 21/11/2017

Fernando de Castro Silva Gomes    N° 09
 
 
Dia 20 foi feriado da Consciência Negra, portanto não tivemos aula!
 
O dia 20 de novembro faz menção à consciência negra, a fim de ressaltar as dificuldades que os negros passam há séculos.
A escolha da data foi em homenagem a Zumbi, o último líder do Quilombo dos Palmares, em consequência de sua morte. Zumbi foi morto por ser traído por Antônio Soares, um de seus capitães.
A localização do quilombo ficava onde é hoje o estado de Alagoas, na Serra da Barriga.
O Quilombo dos Palmares foi levantado para abrigar escravos fugitivos, pois muitos não suportavam viver tendo que aguentar maus tratos e castigos de seus feitores, como permanecerem amarrados aos troncos, sob sol ou chuva, sem água e sofrendo com açoites e chicotadas. O local abrigou uma população de mais de vinte mil habitantes.
Ao longo da história, os negros não foram tratados com respeito, passando por grandes sofrimentos. Pelo contrário, foram escravizados para prestar serviços pesados aos homens brancos, tendo que viver em condições desumanas, amontoados dentro de senzalas.
 
   



Dia 21 foi um feriado municipal, ou seja, foi um feriado só em Barueri, Dia de Nossa Senhora da Escada!
 
A origem da devoção à Nossa Senhora da Escada começou na Festa da apresentação de Maria ao templo, por volta do século VII, porém só no século XIV entrou para o calendário da Igreja sendo comemorada no dia 21 de Novembro. Alguns Evangelhos contam que Maria, ainda criança (por volta dos três anos), foi apresentada por seus pais no Templo de Jerusalém, subiu a escadaria do altar e no terceiro degrau dançou, manifestando sua alegria diante de Deus. Recebida ali pelo sacerdote, foi educada no Templo, em que permaneceu servindo ao Senhor até sua adolescência, segundo uma antiga tradição. Esta cena de Maria menina na escada do Templo deu-lhe o titulo que invocamos: Nossa Senhora da Escada.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário